Você sabia que existem 3 formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF?
Beneficiários do INSS podem precisar consultar o benefício por diversos motivos, seja para verificar se está tudo correto, se houve alguma pausa indevida ou mesmo para simplesmente acompanhar o andamento dos depósitos.
E, apesar de ser bastante simples, essa consulta pode causar algumas dúvidas. Por isso, no post trouxemos 3 maneiras e consultar o benefício do INSS em forma de tutorial. Confira!
Quem recebe algum benefício do INSS, seja aposentadoria, pensão ou outro auxílio da Previdência Social, é identificado por um código de segurado, chamado NIS. Ele é um número único, composto por 11 dígitos, e vinculado ao CPF do segurado.
Assim, o beneficiário pode usar tanto seu NIS como o CPF para fazer consultas ao benefício.
Como o CPF já é um número que faz parte do dia a dia dos brasileiros há muitos anos, muitos preferem utilizá-lo, em vez de precisarem se lembrar do NIS. Por isso, confira a seguir as 3 formas possíveis de consultar seus benefícios usando o já conhecido CPF.
A primeira maneira é através do portal da Previdência Social, o Meu INSS. No site, o segurado encontra diversas informações e pode também abrir solicitações sem a necessidade de ir presencialmente a uma agência do Instituto.
O portal ficou bastante forte durante a pandemia de coronavírus, como forma de manter os atendimentos aos segurados sem a necessidade de atendimento presencial, e, agora, que o risco à saúde já não é mais tão iminente, o governo decidiu manter diversas das funcionalidades via portal, para agilizar soluções.
Para consultar o seu benefício do INSS, basta seguir os passos abaixo:
O aplicativo, disponível para smartphones com sistema Android ou iOS, é um espelho do site Meu INSS. Assim, no app, você encontrará as mesmas informações e poderá fazer as mesmas solicitações – a única coisa que muda é a forma de acesso.
Vamos para o passo a passo:
A terceira opção para consultar o benefício do INSS pelo CPF é através da central telefônica, discando o número 135.
Será necessário se identificar, informando o número do CPF, e, em seguida, o beneficiário poderá tirar suas dúvidas ou solicitar informações.
Para garantir a segurança do atendimento, o funcionário do Instituto poderá pedir dados adicionais para confirmar o que está cadastrado no banco de dados da instituição.
As ligações são gratuitas se forem realizadas por telefone fixo. Caso ligue de um celular, o custo será de uma ligação local. O horário de atendimento telefônico é de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Viu como é simples consultar o seu benefício do INSS usando o CPF? No extrato da aposentadoria ou pensão você também consegue ver as informações relacionadas a empréstimos consignados que tenha contratado.
Caso ainda não tenha nenhum, saiba que essa modalidade de crédito é direito de todos os aposentados e pensionistas e é a mais segura do Brasil. Aqui, no PB consignado, você encontra opções com taxas de juros baixíssimas e possibilidade de pagamento em até 84 parcelas.
Se estiver precisando de uma ajuda para se manter no azul, não deixe de conferir. Acesse o nosso site e faça uma simulação gratuita.