O adiantamento do décimo terceiro salário é um direito dos trabalhadores brasileiros previsto por lei e acaba sendo um auxílio muito importante ao longo do ano. Saiba, neste post, como será a antecipação do valor em 2024 e comece a se planejar para usá-lo com sabedoria!
As regras sobre o 13º salário estão previstas na Lei nº 4.749/65 e preveem que todos os trabalhadores brasileiros formalizados, incluindo servidores públicos, recebam um salário adicional ao longo do ano.
A lei institui que o pagamento deve ocorrer em dois momentos:
O 13º salário equivale ao valor do salário recebido mensalmente pelo trabalhador dividido entre os 12 meses do ano. Portanto, os trabalhadores que tiverem exercido sua atividade em todos os meses do ano receberão o valor proporcional aos meses trabalhados.
Também é bom ressaltar que a primeira parte do décimo terceiro deve ser o equivalente à metade do salário do mês anterior ao pagamento da parcela, e isso é importante porque, muitas vezes, o salário pode mudar ao longo do ano.
Segundo a legislação, o trabalhador também tem direito de solicitar o adiantamento da primeira parcela do 13º para recebimento em suas férias. Entretanto, isso deve ser comunicado ao RH do empregador ainda em janeiro.
Com isso, muitos trabalhadores conseguem se programar financeiramente caso estejam planejando viajar ou já saibam que terão gastos extras naquele período.
Em 2024 as regras seguem as mesmas dispostas na legislação. Assim, o pagamento do 13º será feito em duas parcelas, sendo a primeira entre fevereiro e novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro.
É importante notar que as empresas podem pagar as parcelas do décimo terceiro a qualquer tempo, desde que respeitando os prazos previstos em lei, e que também não precisam pagar a bonificação a todos os trabalhadores no mesmo período.
Assim os empregadores conseguem ter uma organização financeira melhor para equilibrar o caixa e atender a todos os trabalhadores conforme a legislação.
A boa notícia é que, caso haja alguma emergência ao longo do ano, antes de receber as parcelas do décimo terceiro salário, os trabalhadores ainda podem recorrer ao adiantamento do bônus em alguns bancos.
Essa modalidade de adiantamento está disponível para trabalhadores formais e aposentados e pensionistas do INSS, e, apesar de estar sujeita a juros e tarifas, pode ser uma boa saída em caso de gastos inesperados.
E então, gostou de saber todos os detalhes do adiantamento do décimo terceiro salário em 2024? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas!
E se, mesmo com o 13º, você ainda estiver em aperto financeiro ou estiver precisando de uma mãozinha para realizar seus sonhos, nós do PB Consignado podemos ajudar oferecendo a você as melhores condições em empréstimos consignados.
Essa modalidade de crédito é a mais segura e barata do Brasil, e aqui, no PB Consignado, você garante uma contratação rápida e com pagamento em até 96 vezes.
Ficou interessado? Então faça já uma simulação em nosso site!