Em 2020, o Projeto de Lei 4367 foi apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT), propondo a criação do 14º salário para os beneficiários do INSS, entretanto, a proposta continua aguardando aprovação.
A ideia é auxiliar aposentados e pensionistas, além de movimentar a economia, e foi inspirada no adiantamento do 13º do INSS durante a pandemia de covid-19.
Como neste ano, de 2023, o 13º também foi adiantado e a segunda parcela já está sendo paga, a questão do 14º salário voltou a ser amplamente discutida, entretanto, não há previsões para o andamento do processo.
Até junho de 2022, o projeto havia avançado na Câmara dos Deputados, mas estagnou desde então, uma vez que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), retirou a proposta de pauta para votação e enviou o texto para aprovação em Comissão Especial.
No momento, cogita-se que o benefício do 14º será pago compensatoriamente aos anos de 2020 e 2021, em que o Brasil passava pela fase mais crítica da pandemia e quando o benefício deveria ter saído.
Enquanto isso, as alegações mais recentes sobre o assunto foram dadas pelo ministro Carlos Lupi, da Previdência Social, que apontou a complexidade de levar adiante a proposta do 14º do INSS no momento.
Por enquanto, os esforços do Ministério da Previdência Social estão voltados ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, que visa atender quase 1,8 milhão de pessoas que estão nas filas do INSS aguardando a resposta de solicitações de benefícios e perícias médicas.
Mas não se preocupe, caso haja novidades sobre o 14º salário do INSS, traremos todas as informações aqui no blog do PB Consignado, então, basta continuar nos acompanhando.
E se precisar de uma mãozinha para se manter no azul enquanto esse benefício não chega, nós oferecemos as melhores condições em empréstimos consignados, com as menores taxa de juros do país e parcelamento em até 84 vezes.
Ficou interessado? Então, faça agora mesmo uma simulação em nosso site!