Qual a importância do autocuidado na terceira idade?

Qual a importância do autocuidado na terceira idade?

Entenda a importância do autocuidado na terceira idade e veja dicas para melhorar a qualidade de vida na melhor idade!
4.6.2024
8 minutos
Qual a importância do autocuidado na terceira idade?

Atualmente, muito se ouve falar em autocuidado, mas esse termo é comumente associado a rotinas de relaxamento e beleza em geral direcionados a jovens e adultos.

Entretanto, o autocuidado é muito mais do que pequenos momentos de SPA em casa, envolvendo uma série de hábitos que incluem desde uma alimentação saudável a cuidados com a saúde mental – práticas que beneficiam pessoas de todas as idades, inclusive idosos.

Para entender a importância do autocuidado na terceira idade e conhecer algumas dicas de como colocar isso em prática no seu dia a dia, continue conosco nesta leitura!

O que é autocuidado?

O autocuidado é um conceito muito abrangente para hábitos que visam aumentar o bem-estar em qualquer idade. São ações cotidianas que você faz por si mesmo e que podem ser desde cuidados rotineiros a novas atitudes e posturas perante a vida.

Tirar momentos para relaxar, dedicar tempo aos vínculos familiares e com amigos, tomar bastante água e se alimentar bem, expressar seus sentimentos, fazer exercícios com frequência, investir no cuidado com o sono e até mesmo desenvolver seu lado espiritual são algumas das muitas maneiras de praticar o autocuidado.

O importante é se conectar com suas necessidades e perceber quais desses hábitos podem contribuir para o seu bem-estar. Quem é muito ativo precisa abrir espaço para o descanso. Se o desânimo está em alta, exercícios e um cafezinho com amigos são uma ótima pedida.

Isso ainda estimula um olhar consciente para si mesmo, à procura do que te faz bem, incentiva a experimentação de novas vivências e estimula a sua criatividade para pensar em hábitos que sejam autocuidado para você.

Quais os benefícios do autocuidado na terceira idade?

Na terceira idade, o autocuidado está intimamente ligado à longevidade, auxiliando a ter uma vida não apenas mais longa, mas com maior qualidade nessa fase.

Afinal, é um momento que pode ser bastante complexo, já que, por um lado, os idosos se aposentam e finalmente têm mais tempo livre para se dedicarem a si mesmos, mas também podem enfrentar mais problemas de saúde, incluindo doenças crônicas, dificuldades motoras e até mesmo adoecimento psíquico, motivado pela diminuição nas atividades ou sentimentos de solidão.

Assim, o autocuidado na terceira idade entra como um dispositivo que estimula hábitos saudáveis de forma integral, com dedicação ao bem-estar do corpo e da mente. Alguns benefícios são:

  • melhora da autoestima;
  • incentiva a manter-se ativo;
  • estimula o cérebro;
  • desenvolve o autoconhecimento;
  • evita o isolamento;
  • traz maior autonomia;
  • ajuda a combater depressão e ansiedade.

3 dicas de autocuidado para a terceira idade

Como dissemos, para cada pessoa o autocuidado pode se expressar em diferentes hábitos, e é importante buscar os que mais fazem sentido para você e que gerem uma sensação de bem-estar.

Mas, para ajudar você a ter ideias, listamos 3 dicas para você se inspirar e começar o quanto antes a praticar o autocuidado de forma simples e eficiente. Vamos lá?

1. Cuide do corpo com carinho

Cuidar do corpo é algo que vai muito além de ir a consultas médicas, fazer exames e tomar os remédios em dia. É claro que esses cuidados são importantes, mas costumam também ser mais óbvios.

Lembrar-se de passar protetor solar, tirar alguns minutinhos para massagear mãos e pés com um hidratante, começar o dia com exercícios de alongamento ou meditação, beber bastante água, fazer as unhas numa manicure de vez em quando ou ir a um massagista – tudo isso pode ser uma expressão de autocuidado.

Olhe para o seu corpo e perceba se você tem deixado de lado alguns cuidados e pense em hábitos que ajudariam a dar mais atenção a eles. Com a constância, você vai se sentir cada vez melhor!

2. A mente também merece atenção

É comprovado que uma mente sadia promove não somente o bem-estar emocional, mas também físico, ajudando a evitar doenças ou que elas se agravem.

Infelizmente, os cuidados psicológicos tendem a ser bastante negligenciados, especialmente na terceira idade, caso não tenham sido hábitos adquiridos ao longo da vida.

Ainda há muito preconceito para buscar psicólogos, por exemplo, mas é importante entender que esses profissionais podem melhorar muito a sua relação com a vida, tornando tudo mais leve e com mais significado, ajudando você a se compreender e viver melhor.

Assim, fazer terapia é uma maneira excelente de autocuidado mental. Mas você não precisa se fechar nisso. Buscar cursos, oficinas de arte, atividades em grupo, como as oferecidas em espaços públicos como os centros de convivência do idoso, são ótimas formas de manter-se ativo mentalmente.

Além de estimularem o cérebro, as atividades compartilhadas com mais pessoas são superimportantes para os idosos, pois ajudam a manter a sociabilização e criação de vínculos, diminuindo a sensação de desamparo que muitas pessoas nessa idade podem sentir.

3. Divirta-se e inove!

Atualmente, já está muito claro que a terceira idade não é um momento para se fechar apenas no que você já conhece e gosta. É claro que você pode continuar com os hábitos que te fazem bem, mas buscar novidades é extremamente estimulante e faz você se sentir em movimento.

Jogar um jogo novo com a família, cozinhar uma receita diferente, aproveitar a aposentadoria para viajar para um lugar aonde você nunca tinha imaginado ir, fazer uma festa de aniversário temática, há muitas ideias para explorar!

Pense em coisas que sempre quis fazer e não tinha tempo ou procure coisas novas e impensadas, o foco é buscar momentos de diversão que não precisam ter uma função ou obrigação – você já viveu bastante, conquistou o direito de não se levar tanto a sério e a alegria faz bem ao corpo e à mente.

 

Gostou de saber mais sobre a importância do autocuidado na terceira idade? Coloque já em prática os novos hábitos que vão potencializar seu bem-estar e qualidade de vida na melhor idade.

E se quiser mais dicas de vida e bem-estar, continue nos acompanhando aqui no blog do PB Consignado, pois trazemos vários artigos para você ter as melhores informações e vivências. Até a próxima!

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.