O Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) é fundamental para que as empresas comprovem que estão em dia com as obrigações relacionadas ao fundo de garantia de seus funcionários.
Continue conosco para saber o que é o CRF e como emitir esse certificado para a sua empresa!
Primeiramente, é importante lembrar que o recolhimento do FGTS é uma obrigação de todas as empresas – é preciso recolher mensalmente o equivalente a 8% do valor do salário de seus funcionários, com o objetivo de protegê-los e apoiá-los financeiramente caso passem por uma demissão sem justa causa.
E é justamente para comprovar que estão recolhendo corretamente esses valores que as empresas podem emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.
Essa comprovação pode ser solicitada à empresa por diversos motivos, como para conseguir empréstimos e financiamentos e para participação em licitações e concorrências, garantindo que só participem desses processos as empresas idôneas.
O CRF é emitido mediante uma apuração feita pela CAIXA, que analisa se o empregador está em dia com:
Emitir o Certificado de Regularidade do FGTS é muito simples e é um processo que pode ser feito totalmente online. Assim, se a empresa estiver em dia com suas obrigações junto ao FGTS, pode fazer a emissão imediatamente, seguindo os passos:
Viu como é fácil? A emissão do CRF garante que sua empresa esteja em dia com as obrigações do fundo de garantia de seus funcionários e é fundamental para que seja possível fazer empréstimos ou financiamentos e participar de licitações ou outros processos.
Lembrando que, caso você não tenha acesso a um computador ou à internet, o CRF da sua empresa pode ser solicitado diretamente em uma agência da CAIXA. Caso haja alguma irregularidade, primeiro será necessário regularizar o problema e entregar documentos comprobatórios à CAIXA para que seu CRF seja liberado.
Os principais impedimentos à emissão do CRF são:
Para entender o que significa cada uma dessas pendências e saber como regularizar cada situação, você pode acessar esta página da CAIXA para dúvidas frequentes sobre o tema, entrar em contato com a CAIXA ou ir pessoalmente a uma agência.
Ficar em dia com as obrigações do fundo de garantia é essencial para que sua empresa demonstre boa-fé e idoneidade. Portanto, fique sempre ligado nas informações importantes sobre a regularização do seu negócio.
Aqui, no blog do PB Consignado, trazemos notícias e informações importantes com frequência. Então, continue nos acompanhando! Até a próxima!