O que é e para que serve o cadastro positivo?

O que é e para que serve o cadastro positivo?

O cadastro positivo leva em consideração todo o seu histórico financeiro e pode ser bastante útil para conseguir ofertas de crédito mais vantajosas.
14.5.2024
5 minutos
O que é e para que serve o cadastro positivo?

No mundo das finanças, muito se fala sobre estar negativado ou com o nome sujo e ir parar no Serasa, mas você conhece o cadastro positivo?

Essa é uma forma que as instituições financeiras e o governo têm de acompanhar o seu histórico financeiro para ter mais base na hora de decidir conceder crédito ou não.

Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é o cadastro positivo?

O cadastro positivo é um grande banco de dados que reúne as informações financeiras dos consumidores.

Ele surgiu em 2011 e, até essa data, apenas os comportamentos negativos dos consumidores ficavam registrados – isto é, no caso de não pagamento de uma despesa ou dívida, os birôs de crédito, como o Serasa, eram informados para marcar aquele cliente como “nome sujo”.

Com o cadastro positivo, no entanto, todo o histórico financeiro dos consumidores é levado em consideração, inclusive o bom comportamento: pagamento de despesas de telecomunicações em dia, contratação e quitação de empréstimos de acordo com o prazo estabelecido, pagamento de financiamentos, entre outros.

E para que ele serve?

Bem, ter um histórico do bom comportamento do consumidor é de grande utilidade para a concessão de crédito.

Assim, a ideia é que o cadastro positivo facilite o acesso a crédito a quem honra seus compromissos financeiros, tanto consumidores como empresas.

Outra vantagem do cadastro positivo é mostrar às instituições financeiras quem representa menos risco de inadimplência, possibilitando a prática de taxas de juros menores na contratação de empréstimos.

Os empréstimos costumam ter taxas de juros altas porque são considerados operações de risco para as instituições financeiras: o tomador do crédito pode não honrar o pagamento do dinheiro emprestado e, assim, quem emprestou sai no prejuízo.

Antes do cadastro positivo, os bons pagadores eram penalizados com taxas de juros maiores para “compensar” pelo risco dos maus pagadores. Agora, com o cadastro positivo, a ideia é que cada cliente seja analisado pelo seu próprio histórico, tornando todo o processo mais justo.

Além disso, o cadastro positivo também incentiva a competição na oferta de crédito, o que é melhor para o consumidor: fintechs, cooperativas, grandes bancos e empresas de varejo podem competir entre si para ter um bom pagador como cliente, oferecendo condições vantajosas.

Quais informações constam no cadastro positivo?

O banco de dados do cadastro positivo é composto por pagamentos relacionados a:

Como faço para ter o cadastro positivo?

Em 2019, com a alteração da Lei 12.414/2011, a inclusão no cadastro positivo se tornou automática, assim, pessoas físicas ou empresas que têm em seu nome empréstimos, financiamentos, contas a prazo ou contas de consumo já estão no banco de dados.

Os birôs de crédito, como Serasa e SPC, recebem esses dados da fonte e são responsáveis pela gestão deles. As suas informações podem ser consultadas por comércio, bancos, financeiras e prestadoras de serviço com o intuito de personalizar as ofertas de crédito ao seu perfil.

Em linha com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), caso deseje, você pode solicitar a exclusão das suas informações a um birô de crédito, que então terá o prazo de 2 dias úteis para atender à sua solicitação e compartilhá-la com os demais birôs.

Ressaltamos, porém, que os dados do cadastro positivo são utilizados apenas para a concessão de melhores ofertas de crédito e, por isso, manter disponível seu histórico de bom pagador pode ser vantajoso.

 

Gostou de entender melhor sobre o cadastro positivo? Ele é uma ferramenta que auxilia na oferta de crédito mais justa e abrangente aos consumidores com bom comportamento financeiro.

Aqui, no PB Consignado, nossa missão é te ajudar a se manter no azul. Por isso, caso você esteja precisando de uma mãozinha para deixar de estar com restrição no nome, confira o post que preparamos sobre empréstimo pessoal para negativados.

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.