Neste post, vamos falar em detalhes sobre como consultar o processo de aposentadoria no INSS para que você possa acompanhar, sem precisar sair de casa, o andamento da solicitação do seu benefício. Vamos lá?
Antes de ensinarmos propriamente a consultar o processo, é necessário que você identifique se o seu é administrativo ou judicial.
Se o processo é administrativo, isso significa que a solicitação da sua aposentadoria foi feita diretamente ao INSS, com o envio dos documentos necessários após ter cumprido os pré-requisitos para a modalidade específica de aposentadoria.
Já os processos judiciais são abertos no Tribunal Regional Federal (TRF) ou no Tribunal de Justiça do seu estado. Os processos judiciais acontecem quando o INSS recusa a solicitação administrativa e, por isso, o cidadão entra com uma ação judicial, solicitando a reavaliação.
É essencial ir atrás dos seus direitos e entrar com uma ação judicial caso você tenha recebido uma resposta negativa mesmo cumprindo todos os requisitos para a sua aposentadoria e apresentando os documentos necessários.
A consulta do processo de aposentadoria que foi aberto pelo INSS também é feita no Instituto. Confira o passo a passo a seguir:
A situação pode variar entre 3 opções: habilitado, deferido e indeferido.
Caso a sua solicitação seja indeferida, você deve checar se ficou faltando cumprir algum requisito ou apresentar algum documento para então decidir se entrará com uma ação judicial.
Para consultar o processo de aposentadoria aberto via judicial, é necessário acessar o site do TRF responsável pela sua região:
O processo de consulta é bastante similar em todos os TRFs:
Após fazer esses passos, você terá acesso à situação do seu processo.
É possível que alguns processos não sejam encaminhados ao TRF e, portanto, você não encontre resultados no portal ao tentar consultar.
Isso pode acontecer caso a sua cidade tenha apenas um fórum estadual, e não um federal. Nessas situações, é necessário que o cidadão consulte o Tribunal de Justiça de seu estado.
Para isso, você pode pesquisar no Google ou outra ferramenta de busca de sua preferência: “Tribunal de Justiça + estado em que você mora”. Em geral, o primeiro resultado é a opção de que você precisa.
Ao acessar o site do TJ do seu estado, clique em “Consulta processual”, insira o número do processo e demais informações solicitadas e veja como está o andamento da sua ação.
Uma grande vantagem de ser aposentado pelo INSS é ter direito à contratação de empréstimos consignados, a modalidade de crédito mais segura e com os menores juros de todo o Brasil.
Por isso, depois de aprender como consultar processo de aposentadoria no INSS, que tal conferir como funciona a margem consignável? Te esperamos lá!