O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago a milhares de brasileiros em situação de vulnerabilidade e, portanto, é de suma importância para a manutenção da dignidade dessas pessoas.
Entretanto, como o pagamento está atrelado a ter um cadastro atualizado no CadÚnico, o cadastro de famílias de baixa renda do governo federal, as pessoas que não cumprem esse requisito podem ter seu benefício suspenso.
Quer saber como reativar e tomar medidas para manter ativo o seu BPC? Então, continue conosco nesta leitura!
Se o seu BPC foi suspenso por falta de atualização no CadÚnico, o primeiro passo para reativar seu benefício é, justamente, atualizar seu cadastro. Mas não se preocupe, pois esse processo é bastante simples e pode ser feito remotamente pela internet.
Confira o passo a passo para atualizar seu CadÚnico:
Caso tenha problemas para usar o aplicativo ou não tenha acesso à internet, o processo também pode ser feito pessoalmente na unidade CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima a você.
Com seu CadÚnico em dia, agora você precisa solicitar a reativação do BPC. A boa notícia é que existem 3 canais em que você pode fazer isso, de acordo com o que for mais cômodo:
Para fazer a solicitação, lembre-se de ter em mãos o seu CPF e número de benefício. Confira, a seguir, o passo a passo para fazer a solicitação de reativação pelo portal Meu INSS:
Depois de concluir a solicitação, o INSS tem até 30 dias para reativar o seu benefício e voltar a fazer os pagamentos. Supersimples, não é mesmo? Assim você não corre o risco de ficar desamparado por tanto tempo.
Você deve ter percebido a importância de ter seu CadÚnico atualizado para manter seu BPC ativo, certo? É justamente essa a dica essencial para que seu benefício seja garantido. Isso porque, ao menos a cada dois anos, o BPC passa por uma revisão e pode ser suspenso ou bloqueado caso o cadastro esteja desatualizado.
Em alguns casos, o benefício pode até mesmo ser interrompido definitivamente, caso o CadÚnico não seja atualizado junto ao CRAS. Nesses casos, é preciso fazer a solicitação de um novo BPC para ter acesso ao benefício novamente, e, como você deve imaginar, é um processo bem mais complexo e demorado.
Por isso, mantenha sempre seu CadÚnico e demais cadastros relacionados a seus benefícios atualizados. Essa é a melhor forma de garantir que você não terá dores de cabeça e não ficará sem seus pagamentos.
Lembrando que quem tem o BPC suspenso ou bloqueado também perde a oportunidade de fazer empréstimos consignados, que são uma grande vantagem para quem recebe esse benefício.
Essa modalidade de crédito é supersegura e barata, já que as parcelas caem diretamente do pagamento do seu BPC. E aqui, no PB Consignado, você encontra as melhores condições para contratar seu consignado, com taxas baixíssimas e podendo pagar em até 84 vezes!
Ficou interessado? Então, se o seu BPC está em dia, faça agora mesmo uma simulação conosco!