Ter senhas para acessar sistemas e serviços não é uma novidade, mas a quantidade de ambientes, como sites e aplicativos, em que elas são necessárias tem aumentado exponencialmente.
Na hora de criar uma nova senha, você já deve ter se deparado com a indicação para criar uma senha forte, mas você sabe exatamente o que isso quer dizer?
Para te ajudar com isso, trouxemos neste post as melhores dicas para criar senhas seguras e se proteger de golpes e fraudes. Acompanhe agora!
Talvez você já saiba alguns elementos importantes para que uma senha seja considerada forte. Mas especialistas em segurança digital dizem que, muitas vezes, os usuários se prendem a algumas regras e falham em outras, tão ou mais importantes.
Por isso, as dicas que você verá agora precisam ser combinadas, a fim de que a sua senha tenha mais camadas de segurança. Às vezes, usar apenas uma das dicas não garante que ela não seja quebrada e utilizada em golpes.
Então, muita atenção e vamos às dicas!
Em senhas alfanuméricas, ou seja, que contêm letras e números, uma dica é utilizar letras maiúsculas e minúsculas, pois isso é um fator de diferenciação da senha.
É bom alterná-las de maneira aleatória, assim fica bem mais difícil que uma pessoa ou programa malicioso descubra a sua senha.
Ainda pensando na senha alfanumérica, é sempre bom intercalar as letras e os números, pelo mesmo motivo citado acima.
Agora, se a senha for apenas numérica, como as senhas de cartão de crédito, o importante é nunca utilizar combinações sequenciais ou repetições, como 0000 ou 1234.
Também não utilize datas que possam ser facilmente relacionáveis a você, como data de nascimento ou aniversário sua ou de pessoas próximas. Aqui vale usar números o mais aleatórios possível.
Já os caracteres especiais, que são símbolos como @, # e $, também podem adicionar mais uma camada de proteção para a sua senha.
Muitas pessoas utilizam esses elementos para substituir letras que lembrem os símbolos, como trocar o “a” pelo “@”, e isso facilita a memorização da senha. Mas lembre-se, fazer isso de maneira muito óbvia pode ser um tiro no pé! Se você se chama, João, por exemplo, criar uma senha que contenha jo@o não é a melhor ideia, pois essa substituição é bastante comum.
Lembrando que não são todos os sistemas que aceitam senhas com caracteres especiais, mas, sempre que essa opção estiver disponível, é recomendado utilizá-los.
Agora, algo que poucas pessoas sabem é que não adianta seguir todas as regras anteriores se a senha não for única.
Isso quer dizer que a sua senha deve dizer respeito a algo que somente você saiba e que nenhuma outra pessoa ou sistema utilize. Sendo assim, embora senhas complexas e longas sejam mais seguras, o que faz mesmo a diferença é ela ser exclusiva.
No exemplo hipotético de um João que utilize a senha jo@o, o fato de usar o próprio nome já torna a senha menos segura, seja algo simples, como o que mencionamos, ou mais complexa, como j0@0&0p&d&f&!j@0.
Se você notar, as vogais foram trocadas por caracteres similares que podem ser lidos como joaoeopedefeijao (joão e o pé de feijão), então, além de se relacionar diretamente com o nome do usuário, a senha também pode ser ligada a um João bem popular, o da história do pé de feijão.
Além disso, não use senhas com nomes ou trechos de músicas, filmes, livros ou outras coisas do tipo. Como você já pode imaginar, isso foge bastante do requisito de ser uma senha única e exclusiva, né?
Vale lembrar que a exclusividade também deve ser aplicada a cada cadastro que você fizer, pois utilizar a mesma senha em vários sites e aplicativos a torna mais vulnerável. Então busque usar senhas diferentes sempre.
E já que estamos falando de senhas complexas, uma das maiores dificuldades dos usuários é lembrar das senhas quando elas são muito longas ou cheias de caracteres diferentes, certo?
No entanto, memorizar frases costuma ser bem mais fácil. Então, uma dica de ouro é criar senhas com frases longas em uma associação de palavras que façam sentido apenas para você e que pareçam aleatórias.
Pode ser, por exemplo, um objeto, uma comida, um animal e um lugar, como em canetabolachajacareitalia91. Não precisam ser exatamente essas categorias de palavras e, quanto menos as palavras puderem ser associadas entre si, melhor. É só soltar a criatividade e garantir que é algo de que você consiga se lembrar.
Ainda sobre memorizar: muitas pessoas têm receio de esquecer a senha e acabam anotando em meio físico ou digital, mas isso não deve ser feito em hipótese alguma.
Qualquer pessoas que tenha acesso à sua anotação em papel ou em um bloco de notas digital ou aplicativo de mensagens poderá se aproveitar da situação facilmente.
Viu como são muitos os detalhes para estar atento ao criar uma senha? Esperamos que a partir de agora você passe a aplicar as nossas dicas e garanta a sua segurança utilizando senhas fortes de verdade.
Aqui, no blog do PB Consignado, sempre estamos trazendo dicas como essas para que você possa se proteger e garantir a sua segurança. Fique de olho!