O empréstimo consignado é a modalidade de crédito mais barata e segura do Brasil, já que as parcelas de pagamento são descontadas diretamente da sua folha de pagamento, seja de um benefício do INSS ou do seu salário como funcionário público ou privado.
Para aproveitar todos os benefícios desse tipo de empréstimo, é importante saber como ele funciona e entender todos os termos que estão envolvidos na sua contratação.
Por isso, criamos aqui um dicionário do empréstimo consignado com todos os conceitos que você precisa conhecer. Vamos lá?
À primeira vista, o empréstimo consignado funciona como os demais tipos de empréstimo: você solicita uma quantia em dinheiro emprestada a uma instituição financeira para pagar aos poucos, em parcelas, com acréscimo de juros.
A diferença entre os empréstimos tradicionais e o empréstimo consignado está justamente no que chamamos de consignação – que, neste caso, diz respeito ao fato de que as parcelas de pagamento do seu consignado saem direto da sua folha de pagamento.
Com isso, o risco para a instituição que emprestou o dinheiro é baixíssimo e ela pode praticar condições melhores de contratação, como no prazo e, principalmente, nos juros, que nessa modalidade de crédito são os menores do Brasil.
De maneira geral, você faz a solicitação a uma instituição financeira, ela analisa o seu perfil e documentos, entende se você se enquadra dentre as pessoas que podem fazer um consignado e aprova ou não o crédito.
Se aprovado, você recebe o valor integral solicitado de uma vez só e as parcelas, geralmente mensais, vão sendo descontadas do seu pagamento mensal, seja um salário ou benefício do INSS.
Com isso, você pode se organizar financeiramente para realizar um sonho, como uma viagem, fazer uma reforma em casa, quitar dívidas para se manter no azul e ir pagando aos pouquinhos, com poucos juros e em um prazo médio a longo.
Para ter direito a contratar um consignado, o principal é ter uma fonte de renda que provenha de uma instituição que permita a você fazer esse tipo de empréstimo.
Atualmente, podem contratar empréstimos consignados no Brasil os seguintes públicos:
Além de ser uma maneira de conseguir um montante maior em dinheiro para ir pagando aos poucos e com juros superbaixos, o empréstimo consignado ainda oferece muitas vantagens:
Agora que você já entendeu como funciona, quem pode fazer e quais os benefícios do empréstimo consignado, conheça os termos mais importantes para se tornar um expert!
Afinal, quanto mais conhecimento tiver, melhores as chances de buscar boas condições e de se organizar para fazer o seu consignado.
A aprovação, como o próprio nome indica, é o aval positivo da instituição financeira para a sua solicitação de empréstimo consignado. Depois de fazer o pedido e enviar a documentação solicitada, cada instituição tem um prazo para responder se o crédito foi aprovado.
Em geral, o consignado é uma modalidade aprovada rapidamente. Aqui, no PB Consignado, por exemplo, a aprovação e liberação do dinheiro pode ser feita entre 30 minutos e 1 dia útil, a depender do tempo de resposta da instituição conveniada (INSS, SIAPE etc.).
A averbação do consignado nada mais é do que o nome oficial da aprovação do seu contrato. No caso, o seu contrato é averbado quando a instituição responsável pelo seu benefício ou salário autoriza ao banco que está fazendo o seu consignado a descontar as parcelas da sua folha de pagamento.
No caso de beneficiários do INSS, o benefício consignável é aquele que permite a você fazer um empréstimo consignado para ser descontado diretamente do pagamento do benefício.
Os aposentados e pensionistas têm esse direito garantido, mas alguns outros benefícios administrados pelo INSS já tiveram momentos em que permitiam ou não fazer um consignado, como é o caso do BPC, que teve os critérios de aprovação para consignado mudados diversas vezes.
A consignação é o processo que permite que o pagamento do seu empréstimo seja descontado diretamente da sua folha de pagamento em parcelas periódicas.
Não apenas no empréstimo consignado, mas em qualquer tomada de crédito, como venda a prazo ou financiamento, a inadimplência diz respeito a quando o contratante não faz o pagamento das parcelas, ficando inadimplente.
O risco de não pagamento é uma das razões pelas quais as instituições financeiras precisam fazer uma análise de crédito detalhada do seu perfil, limitar prazos e colocar mais juros no crédito que você vai receber.
Mas, como o consignado é descontado direto do seu pagamento, as condições dessa modalidade são as melhores do mercado.
Os juros são uma porcentagem a mais cobrada junto com as parcelas do seu consignado para cobrir o serviço e o risco de inadimplência da instituição financeira que está emprestando o dinheiro. Como dissemos, os juros do empréstimo consignado são os mais baixos em nosso país.
A margem consignável nada mais é do que a porcentagem do pagamento do seu salário ou benefício que pode ser comprometida com a contratação do empréstimo consignado.
No caso, cada convênio estabelece as porcentagens de margem disponíveis para empréstimo consignado, cartão de crédito consignado e cartão de benefícios consignado – e essa margem pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo.
Se você fez um consignado e não usou toda sua margem disponível, ainda poderá fazer mais contratos até o limite estabelecido. Por isso, antes de fazer seu consignado, é importante saber se você ainda tem margem consignável disponível.
O PB Consignado do Paraná Banco é referência em prestação de serviços de crédito há mais de 40 anos.
Contamos com as melhores condições de contratação de empréstimos consignados para beneficiários do INSS, servidores públicos federais, estaduais, municipais, militares e trabalhadores CLT de empresas conveniadas para apoiar a vida financeira dos brasileiros.
A portabilidade de consignado é um procedimento para transferir o seu contrato ativo de empréstimo consignado para outra instituição financeira que ofereça melhores condições de pagamento, como prazo e juros, além de liberar margem consignável para fazer mais contratos, se precisar.
Já a portabilidade de consignado com troco ocorre quando você faz a portabilidade para outra instituição com taxas menores e recebe um troco em dinheiro, diretamente na sua conta, referente à diferença de taxas entre instituições, já que você estava pagando mais na instituição anterior.
O refinanciamento do empréstimo consignado também é uma maneira de conseguir melhores condições de pagamento, mas você negocia essas condições diretamente com a instituição em que já tem o contrato ativo.
Com isso, você pode conseguir mais prazo, juros menores e até tomar mais crédito, pois pode liberar margem consignável.
O seguro prestamista é uma modalidade de seguro que pode ser incluída no seu empréstimo consignado, caso você queira, para cobrir o pagamento das parcelas caso haja algum imprevisto, como perda de renda, desemprego ou mesmo morte.
Gostou de conhecer os termos mais importantes relacionados ao empréstimo consignado? Conhecendo todos eles, você consegue aproveitar com mais tranquilidade todas as vantagens que essa modalidade de crédito oferece.
Aqui, no PB Consignado, você contrata o seu empréstimo consignado de maneira rápida e segura, com juros baixos e parcelamento em até 96 vezes.
Quer dar uma olhada nas condições sem compromisso? Então faça agora mesmo uma simulação conosco!