Dívidas atrasadas afetam diretamente a felicidade e o sono dos brasileiros

Dívidas atrasadas afetam diretamente a felicidade e o sono dos brasileiros

Segundo pesquisa sobre inadimplentes brasileiros, a população tem perdido o sono com as dívidas. Veja detalhes no post.
16.5.2023
5 minutos
Dívidas atrasadas afetam diretamente a felicidade e o sono dos brasileiros

Com a pandemia de covid-19 e as crises políticas e econômicas que o Brasil vem vivenciando nos últimos anos, ter dívidas atrasadas se tornou ainda mais comum entre a população.

E além de afetar diretamente a saúde financeira das pessoas, a preocupação com as contas tem sido motivo de problemas para a saúde física dos brasileiros.

Segundo a pesquisa Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência de 2022, 79% dos lares brasileiros possuem dívidas e 30% têm alguma dívida atrasada, e o país atingiu em agosto do ano passado o maior patamar de famílias endividadas da última década.

Se você pensou que esse é um cenário de tirar o sono, está mais do que certo, pois uma das consequências diretas da preocupação com as contas, relatadas pelos entrevistados, é a dificuldade para dormir.

Outras áreas da vida pessoal e social afetadas são a alimentação, autoestima e até mesmo as relações conjugais, uma vez que as dívidas geram uma percepção negativa da vida em geral – quanto mais dívidas a pessoa tem, menor é a convicção de que as coisas podem melhorar.

Além dessas informações, o estudo ainda traz muitos outros dados alarmantes sobre a inadimplência no país. Dos 1.020 entrevistados, maiores de 18 anos, apenas 25% tinham certeza de que conseguiriam pagar suas dívidas e 60% afirmaram ter atrasado uma conta para pagar outra mais urgente nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Quando questionadas sobre como pretendiam economizar para pagar as contas, mais da metade das pessoas respondeu que iria diminuir o consumo de determinados produtos e serviços.

A pesquisa ainda aponta outros dados muito relevantes, tanto para os consumidores quanto para empresas. Por exemplo, 65% dos entrevistados preferem pagar suas dívidas diretamente com a empresa para a qual estão devendo.

Sendo assim, uma estratégia para lidar com a inadimplência por parte das credoras seria contatar os devedores em vez de terceirizar o trabalho para uma empresa de cobranças, já que apenas 9% da população prefere essa abordagem.

Por fim, o estudo também desmistifica a imagem negativa que os brasileiros criaram de si mesmos em relação ao trabalho – muitas vezes, no senso comum, as pessoas consideram que quem não está bem financeiramente é preguiçoso ou não tem força de vontade.

Mas a pesquisa mostra que grande parte dos endividados valoriza a educação como uma maneira de melhorar suas finanças. Nesse sentido, 45% das pessoas acreditam que a educação financeira impactaria muito suas finanças e 44% creem que teriam melhores chances caso tivessem oportunidade de fazer mais cursos e capacitações em geral.

Por fim, algo positivo que também se pode tirar da pesquisa é que os brasileiros, no geral, são bastante otimistas quando comparam sua situação atual com o que viveram no passado. Mais da metade dos entrevistados alega que a vida hoje é melhor do que há 10 anos.

Considerando tudo isso, podemos concluir que, em meio ao cenário econômico instável pelo qual o país está passando, o melhor mesmo é fugir das dívidas. Mas sabemos que nem sempre é fácil se manter no azul nesse contexto.

Para isso, em alguns casos, uma boa opção é negociar as dívidas e buscar maneiras de quitá-las pagando juros menores. Uma ótima forma de conseguir isso é contratando um empréstimo consignado, já que é a modalidade com as menores taxas de juros do Brasil e também a mais segura.

Aqui, no PB Consignado, você encontra as melhores condições em empréstimos consignados, podendo pagar em até 96 vezes. Gostou da ideia? Então faça agora mesmo uma simulação em nosso site!

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.