Quando o assunto é ganhar mais na aposentadoria, um dos principais fatores para se levar em consideração é o tempo de contribuição.
Por isso, o ideal é começar a contribuir o quanto antes e evitar ter intervalos grandes sem pagamentos ao INSS. Assim, é possível conseguir se aposentar mais cedo e, quem sabe, com um valor melhor.
Em junho de 2024, o governo federal noticiou que, agora, estudantes e universitários podem contribuir com o INSS e, ainda, garantir alguns benefícios. Continue a leitura!
A contribuição pode ser feita por estudantes a partir de 16 anos, estejam eles na escola ou na universidade.
Para isso, usarão a modalidade de contribuição facultativa, isto é, a modalidade destinada ao brasileiro que não exerce atividade remunerada e mesmo assim quer contribuir ao INSS e contar com a proteção social.
A contribuição mensal pode ser de 20% do valor definido de pagamento, para quem deseja escolher com quanto quer contribuir, ou 11% em alíquota reduzida sobre o salário mínimo vigente.
Estudantes de baixa renda também podem contribuir, mas devem optar pela modalidade de contribuição facultativa de baixa renda, em que a alíquota é de 5% sobre o salário mínimo vigente.
São considerados de baixa renda os estudantes sem renda própria de nenhum tipo, cuja renda familiar for de até dois salários mínimos (o Bolsa Família não entra nessa conta) e que estejam inscritos no CadÚnico, com situação atualizada nos últimos 2 anos.
Neste post, mostramos em detalhes como é feito o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS). Lá você entenderá como a contribuição facultativa funciona.
Fazendo essa contribuição, estudantes e universitários poderão ter acesso a alguns benefícios previdenciários, como:
Além de ser qualificado como segurado do INSS, o tempo de contribuição feito como estudante é contabilizado para a aposentadoria. Atualmente, após a Reforma da Previdência, a maior parte das aposentadorias exige um tempo mínimo de contribuição, chamado de carência.
E aí, gostou de saber que agora estudantes e universitários podem contribuir com o INSS? Para garantir uma aposentadoria tranquila, em que seja possível descansar e desfrutar dessa fase da vida, é essencial começar o quanto antes.
Aqui, no blog do PB Consignado, trazemos notícias como esta para que você fique sempre bem-informado! Continue acompanhando o nosso blog e até a próxima!