Farmácia Popular: o que é e quem tem direito?

Farmácia Popular: o que é e quem tem direito?

Saiba tudo sobre a Farmácia Popular e se você tem direito a aproveitar esse programa do governo federal para gastar menos com medicamentos!
31.5.2024
5 minutos
Farmácia Popular: o que é e quem tem direito?

Você já deve ter ouvido falar da Farmácia Popular e até ter visto uma farmácia em sua cidade estampada com um banner ou cartaz indicando esse serviço. Mas muitas pessoas não sabem exatamente o que essa farmácia oferece e como ter acesso.

Continue conosco nesta leitura e saiba tudo sobre a Farmácia Popular, quem tem direito e quais serviços ela oferece que vão facilitar a sua vida e ajudar a sua saúde!

O que é a Farmácia Popular?

O nome pode te confundir, mas a Farmácia Popular não é apenas uma farmácia comum com preços mais acessíveis, mas sim um estabelecimento participante do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), um programa federal sério, vinculado ao Ministério da Saúde.

Seu objetivo é complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na atenção primária à saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.

Com isso, além de obter medicamentos essenciais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e/ou farmácias municipais, o cidadão pode retirá-los, também, em farmácias e drogarias credenciadas ao PFPB.

As farmácias credenciadas são identificadas com o logo oficial do program
As farmácias credenciadas são identificadas com o logo oficial do programa.
Fonte: Secom – governo federal

 

Como funciona o Programa Farmácia Popular do Brasil?

Nas farmácias populares, os cidadãos conseguem alguns medicamentos gratuitos ou com preços bem mais acessíveis diretamente em uma farmácia da rede privada.

Mas, para isso, esse estabelecimento precisa ser conveniado ao programa, seguindo regras de credenciamento e atendendo a normas de qualidade definidas pelo Ministério da Saúde.

Quem tem direito a comprar na Farmácia Popular?

A boa notícia é que todo cidadão brasileiro pode ter acesso a medicamentos gratuitos ou com melhores preços na Farmácia Popular.

Basta ir até um estabelecimento credenciado ao programa e apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica com validade indicada para cada tipo de medicamento.

E o melhor é que a receita médica pode ser emitida tanto no SUS quanto em serviços particulares – desde que sejam medicamentos contemplados no programa.

Pacientes acamados – caso especial

No caso de pacientes que estejam acamados ou impossibilitados de comparecer à Farmácia Popular, o representante legal ou procurador poderá se encaminhar a uma farmácia credenciada apresentando os seguintes documentos:

  • receita médica dentro do prazo de validade;
  • documento oficial do beneficiário titular da receita com foto e CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF, salvo menor de idade, que permite a apresentação da certidão de nascimento ou registro geral (RG).

Quais os remédios de graça na Farmácia Popular?

Na Farmácia Popular, alguns remédios são oferecidos gratuitamente e outros são subsidiados e você pode comprar em regime de copagamento, no qual o Ministério da Saúde paga até 90% do valor original do remédio e você paga o restante.

Você consegue medicamentos gratuitos para os seguintes tratamentos:

  • diabetes;
  • asma;
  • hipertensão;
  • osteoporose;

E os medicamentos e produtos com copagamento subsidiado são para:

  • rinite;
  • dislipidemia (gorduras no sangue);
  • doença de Parkinson;
  • glaucoma;
  • fraldas geriátricas.

É importante notar, também, que os beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso a todos os medicamentos disponíveis no programa de forma totalmente gratuita.

Ao apresentar receita médica, documento de identidade e CPF, o reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família é automático, sem necessidade de cadastro prévio.

Como saber se o medicamento que uso está na Farmácia Popular?

Ainda que você use medicamentos para as condições indicadas acima, nem todos os remédios receitados para elas são contemplados no PFPB.

Por isso, o governo federal disponibiliza uma lista dos medicamentos do programa. Com isso, os médicos do SUS podem se basear na tabela para prescrever, quando adequados, os medicamentos contemplados.

E no atendimento particular você também pode solicitar ao seu médico que, caso seja possível, ele indique remédios da lista para o seu tratamento, diminuindo os seus gastos.

 

Viu como a Farmácia Popular pode ajudar você a manter em dia seus tratamentos de saúde gastando menos? Esse programa federal é de extrema importância em nosso país e você pode e deve aproveitar esse direito.

Aqui, no blog do PB Consignado, trazemos as melhores dicas e informações sobre os temas de vida e bem-estar para que você se cuide bem. Continue nos acompanhando e até a próxima!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.