Criado em 2022, o FGTS Futuro vem auxiliando milhares de famílias brasileiras a alcançarem o sonho do imóvel próprio.
Em 2024, as contratações de financiamentos habitacionais utilizando esse incentivo do governo federal foram iniciadas em abril pela Caixa Econômica Federal e devem beneficiar cerca de 43 mil famílias.
Continue conosco nesta leitura para saber tudo sobre o FGTS Futuro 2024 e como ele ajuda a financiar seu imóvel!
O FGTS Futuro é um incentivo do governo federal que visa a facilitar o acesso dos brasileiros à casa própria, especialmente para famílias com menor renda, que têm maior dificuldade para alcançar esse objetivo tão sonhado.
A ideia é utilizar as contribuições futuras do FGTS do trabalhador como parte da comprovação de renda para conseguir financiar um imóvel com mais facilidade, inclusive permitindo que as prestações sejam menores.
Quando foi criado, em 2022, o incentivo era voltado aos financiamentos de habitações populares do Casa Verde e Amarela, programa habitacional que foi encerrado e deu espaço ao Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que retornou após sua substituição entre os anos de 2019 e 2022.
Portanto, atualmente o FGTS Futuro ajuda a financiar imóveis pelo MCMV e, em 2024, mais especificamente, poderá ser utilizado para os financiamentos da faixa 1 do programa.
Como dissemos, em 2024, o FGTS Futuro está valendo para os trabalhadores com carteira assinada que se enquadram na faixa 1 do programa Minha Casa, Minha vida – ou seja, famílias cuja renda bruta mensal seja de até R$ 2.640.
A utilização do FGTS Futuro como parte da renda comprovada para financiar um imóvel no Minha Casa, Minha Vida deve ser feita no momento da contratação do crédito habitacional.
O processo ocorre mediante a autorização do titular vinculado ao FGTS para que seja realizada a caução dos créditos que estarão disponíveis nas contas do FGTS nos próximos 120 meses. Isso quer dizer que, durante esse período, o total ou parte do dinheiro do FGTS do trabalhador estará comprometido com o caucionamento.
Caso o trabalhador seja demitido durante o financiamento, não poderá sacar o saldo da conta que estiver comprometido com o financiamento do imóvel e o excedente disponível na conta de FGTS será utilizado para reduzir a dívida, exceto pelo recolhimento da multa rescisória de 40% no caso de demissão, à qual o trabalhador continua tendo direito.
A autorização do uso do FGTS Futuro para financiar seu imóvel pode ser feita diretamente no aplicativo FGTS para smartphones Android e iOS.
Em seguida, no processo de contratação, a Caixa Econômica Federal participa como agente financeiro e informa a sua capacidade de pagamento do financiamento, mostrando os valores com e sem o uso do FGTS Futuro.
Caso você opte por utilizar o incentivo, os valores são bloqueados na sua conta vinculada do FGTS até a quitação do financiamento, que terá parcelas mais baixas, facilitando o pagamento e sua organização financeira.
Lembrando que a opção pelo uso do FGTS Futuro só pode ser feita no momento da contratação, portanto não existe a possibilidade de adesão posterior ao fechamento do contrato de financiamento.
Nesse caso, os valores depositados na sua conta do fundo de garantia ficam livres para serem usados nas demais modalidades de saque do FGTS.
Uma dessas modalidades é o saque-aniversário, que te dá a possibilidade de receber uma parcela do seu FGTS anualmente, no mês de seu aniversário, ajudando você a se programar para quitar dívidas ou realizar sonhos.
Aqui, no PB Consignado, você ainda pode antecipar até 10 parcelas do seu saque-aniversário de forma rápida e segura. Quer aproveitar essa oportunidade? Então, faça agora mesmo uma simulação.