Fibromialgia aposenta?

Fibromialgia aposenta?

A fibromialgia é uma condição crônica que causa muita dor e, em alguns casos, impossibilita as pessoas de trabalharem. Veja se fibromialgia aposenta!
31.5.2024
7 minutos
Fibromialgia aposenta?

A fibromialgia é uma doença crônica que causa sensibilidade e dor generalizada em todo o corpo. Por conta disso, a condição pode afetar o desempenho das atividades diárias do paciente, incluindo o trabalho.

Os sintomas podem causar faltas frequentes e menor rendimento profissional, uma vez que a doença pode ser bastante incômoda.

Pensando nisso, uma dúvida comum entre os pacientes é se fibromialgia aposenta. Continue a leitura e entenda todos os detalhes!

Quem tem fibromialgia aposenta mais cedo?

Depende. Para ser concedida, a aposentadoria por invalidez depende da avaliação da gravidade dos sintomas e da capacidade do paciente de exercer suas atividades profissionais.

Assim, pode ser possível se aposentar mais cedo devido à fibromialgia, desde que a condição te impossibilite de realizar qualquer tipo de atividade remunerada – e é necessário comprovar essa incapacidade por meio de laudos médicos, exames e perícias.

Essa comprovação é necessária para que o benefício seja pago apenas a quem realmente precisa dele, minimizando tentativas de golpes e fraudes.

Como funciona a aposentadoria para quem tem fibromialgia?

A aposentadoria por invalidez tem como objetivo garantir um valor mensal a pessoas acometidas por doenças graves ou acidentes de trabalho e que, por isso, não podem exercer sua atividade profissional.

Assim, caso você tenha fibromialgia e seus sintomas sejam graves, impossibilitando o desempenho de suas atividades cotidianas e profissionais, você pode solicitar a sua aposentadoria por invalidez.

Quando a solicitação for realizada, será necessário passar por perícia médica do INSS e, nesse momento, o perito avaliará sua capacidade funcional, a fim de determinar se você é elegível para o benefício.

Nos casos em que for comprovado que a doença ou condição se desenvolveu por conta do trabalho – doença ocupacional –, o solicitante fica isento da carência de contribuições exigidas pelo INSS.

Também é no momento da perícia em que será avaliado se o portador da condição vai receber uma renda vitalícia ou temporária, a depender da gravidade dos sintomas e da possibilidade de melhora.

A aposentadoria por invalidez pode ser reavaliada periodicamente, com o intuito de checar se o beneficiário teve alguma melhora em suas condições de saúde, e isso também é feito via perícia médica do INSS.

Como solicitar minha aposentadoria por invalidez?

Os pré-requisitos para solicitar a sua aposentadoria por invalidez são:

  • ser segurado do INSS;
  • ter cumprido a carência de 12 meses, isto é, ter contribuído por pelo menos 12 meses ao Instituto;
  • ter incapacidade permanente de realizar atividade profissional e não estar apto à reabilitação, mediante comprovações médicas com laudos e perícias.

Cumprindo esses pré-requisitos, a solicitação é bastante simples e pode ser feita pela internet, sem a necessidade de sair de casa – o que é um conforto para quem sofre com as dores da fibromialgia. Confira o passo a passo a seguir:

  1. acesse o portal Meu INSS, também disponível em versão aplicativo para dispositivos Android ou iOS, e insira suas informações de login já cadastradas – caso seja seu primeiro acesso, confira aqui como cadastrar;
  2. clique em “Novo Pedido” e, no campo de busca, digite “Aposentadoria por invalidez”;
  3. selecione “Benefício por incapacidade permanente”;
  4. preencha os campos com suas informações pessoais e anexe os documentos solicitados;
  5. faça o agendamento da perícia médica;

A solicitação também pode ser feita por telefone, bastando ligar para a central telefônica do INSS no número 135.

O acompanhamento da sua solicitação pode ser feito tanto pelo Meu INSS como pela central telefônica, bastando informar seus dados cadastrais.

Minha aposentadoria para fibromialgia foi recusada. E agora?

O processo de concessão de aposentadoria por invalidez depende da avaliação do perito do INSS.

No entanto, caso você tenha tido sua solicitação rejeitada e discorde, é possível recorrer judicialmente dessa decisão – nesse caso, sugerimos que você busque o auxílio de um advogado previdenciário.

Vale ressaltar que a sua aposentadoria pode não ser concedida em um primeiro momento, mas que você seja aprovado para receber o auxílio-doença – um benefício mensal, de caráter temporário, destinado a apoiar trabalhadores que, por motivos de doença, estejam temporariamente incapacitados de desempenhar suas atividades profissionais.

O auxílio-doença é pago quando a perícia do INSS entende que o portador da condição tem possibilidade de melhora e retorno ao mercado de trabalho. Assim, quem sofre com fibromialgia também pode se beneficiar do auxílio-doença – cada caso é analisado individualmente, a depender da gravidade da condição e dos sintomas.

Gostou de descobrir se quem tem fibromialgia aposenta mais cedo? Lembre-se de que outro direito de todo aposentado pelo INSS é a possibilidade de contratar empréstimos consignados, a modalidade de crédito com os menores juros de todo o país.

Caso esteja precisando de uma mãozinha para dar conta de suas despesas médicas sem ficar no vermelho, o PB Consignado está aqui para te ajudar: oferecemos condições excelentes com uma contratação 100% digital e segura e pagamento em até 84 meses.

Ficou interessado? Acesse agora mesmo o nosso site e faça uma simulação.

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.