Seja pelas taxas de juros baratas ou pela maior facilidade em consegui-lo (uma vez que está vinculado ao desconto em folha ou contracheque), o empréstimo consignado é uma das soluções de crédito favorita dos brasileiros. Mas com a época de declaração chegando agora em março, muitas dúvidas também começam a aparecer. Empréstimos pessoais devem ser declarados? Qual a forma correta de citar essas informações?
Dica: Você é aposentado ou pensionistas do INSS e quer saber se precisa declarar o Imposto de Renda? Neste artigo a gente explica quem precisa e quem não precisa declarar.
Uma das perguntas mais importantes a se responder é: quais empréstimos devem ser declarados? A resposta é simples: todos os empréstimos pessoais acima de R$
5 mil. As exceções aqui são os casos de alienação fiduciária, hipoteca e penhor.
O empréstimo deve aparecer na sua declaração nas seguintes condições:
No programa do Imposto de Renda, os empréstimos consignados devem ser inseridos na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, com o código 11 “Estabelecimento bancário comercial”. No campo discriminação, basta informar o valor requisitado e a finalidade do empréstimo, além da forma de pagamento, número e valor de cada parcela mensal. O credor deve ser identificado pelo nome e CNPJ. Se tiver mais de um empréstimo, cada um deve ser citado em uma linha.
Atenção! Se por um acaso você tenha pego o empréstimo para comprar um bem, como um carro ou uma casa, esse bem também deve ser declarado.
Também é importante lembrar que os empréstimos são isentos de tributação, ou seja, isentos de impostos. Mas fique atento aos prazos! Caso a declaração não seja entregue na data solicitada, terá que ser paga uma multa de no mínimo R$
165,74, podendo chegar a até 20% do valor devido.
Para fazer a sua Declaração de Imposto de Renda é necessário que você tenha todos os dados dos seus rendimentos. Aposentados e Pensionistas do INSS precisam do Extrato do INSS para a Declaração do Imposto de Renda, que nada mais é que um demonstrativo dos rendimentos.
Para o IRPF 2021 são considerados os dados do exercício de 2020. Por isso, os valores são referentes ao ano passado. Mas afinal, como você pode conseguir o extrato do INSS para o Imposto de Renda? Existem duas maneiras de conseguir o documento:
Você consegue emiti-lo no site Meu INSS. Veja como acessar:
O app “Meu INSS” está disponível tanto para iOS e Android. Depois de fazer o download, você vai criar um cadastro usando seu CPF e criando uma senha.
Ao acessar o app, o processo para emitir seu extrato do INSS é igual ao do site.
Agora que você já sabe como declarar, que tal virar um cliente PB Consignado? Com a gente você encontra uma das taxas mais baixas do mercado e ainda pode fazer a portabilidade do seu empréstimo . Para saber mais sobre as vantagens de ser nosso cliente, acesse aqui.