É isso mesmo: a partir de 2023, as regras para a aposentadoria vão mudar.
A partir de 1º de janeiro do próximo ano, entram em vigor algumas alterações nas regras de transição, que foram estabelecidas para adequar da melhor maneira possível a Reforma da Previdência, em vigor desde novembro de 2019.
Essas regras são um meio de campo entre os trabalhadores que já estavam bem perto de se aposentar, antes da reforma, e os trabalhadores novos, que deverão considerar exclusivamente o novo regime.
Assim, quem já tinha cumprido quase todos os requisitos e já podia sentir o gostinho da aposentadoria não deve ser prejudicado, adequando-se pelas regras de transição.
Vale lembrar que nada mudou para as pessoas que já tinham direito adquirido antes da Reforma – isto é, já podiam se aposentar pelas regras antigas, pois já tinham cumprido todos os requisitos.
Continue conosco e confira as novas regras para aposentadoria!
A partir de 1º de janeiro, algumas mudanças nas regras de transição entrarão em vigor, dentre elas na idade mínima, no caso de aposentação por idade, na regra por pontos.
A regra da idade progressiva e os pedágios, tanto de 50% como de 100%, não sofreram alterações.
Veja abaixo cada uma das alterações.
A regra de transição atual considera:
A nova regra para aposentadoria considera:
A fórmula da regra por pontos considerava que, em 2022, era necessário ter:
Já a mudança, que entra em vigor no início de 2023, considera necessário ter:
Apesar de não ter sofrido alteração na regra, vale ressaltar que, similar à regra dos pontos, a da idade progressiva tem um valor mínimo anual que o trabalhador deve atingir para conseguir sua aposentadoria, e esse mínimo é aumentado em 6 meses a cada ano.
Então, embora a regra seja a mesma, em 2023, o mínimo para conseguir se aposentar pela regra da idade progressiva é diferente.
Segundo ela, em 2022 o necessário era:
Com a mudança anual, em 2023 será exigido:
Lembramos mais uma vez que as mudanças são apenas para as regras de transição. Assim, caso você já tenha o direito adquirido, fique tranquilo! Nada muda para você.
Inclusive, você pode aproveitar o gancho e terminar o seu processo de aposentadoria para começar a desfrutar dos benefícios de ser um recém-aposentado.
Um deles é poder ter acesso aos empréstimos consignados, a modalidade de empréstimo com menos riscos e os juros mais baixos do Brasil.
Ficou interessado? Acesse o site do PB Consignado e faça uma simulação. Depois da contratação, o dinheiro cai na sua conta rapidinho e o pagamento pode ser feito em até 96 parcelas! Vai lá conferir.