Modalidade é voltada para servidores públicos federais e oferece taxas atrativas e processos financeiros mais ágeis
Quem é funcionário público federal certamente já deve ter ouvido falar de empréstimo consignado para convênio SIAPE. Trata-se de uma das modalidades de crédito mais atrativas para os servidores federais, especialmente pela simplicidade de contratação e pelo extenso prazo de pagamento.
Compreender se o seu trabalho está entre aqueles aptos a contratar essa modalidade pode abrir as portas para uma das opções mais interessantes do mercado em termos de empréstimo, com juros mais baixos, possibilidade de receber o dinheiro na conta no mesmo dia e tudo isso sem precisar sair de casa. Vamos conhecer mais detalhes sobre o empréstimo consignado para convênio SIAPE.
O PB Consignado sai na frente mais uma vez e oferece uma nova opção para que você, servidor público federal, não precise nem sair de casa para contratar um empréstimo consignado. A contratação nesta modalidade pode ser feita de qualquer lugar do Brasil, e o dinheiro fica disponível no mesmo dia.
O empréstimo consignado SIAPE é voltado para servidores públicos federais civis e oferece uma série de benefícios, o que inclui taxas de juros atrativas e prazo de pagamento de até 96 meses. Além disso, não há consulta a sistemas como SPC ou Serasa, o que torna a solicitação mais rápida e cômoda.
Como acontece em qualquer empréstimo consignado, o valor da parcela é descontado automaticamente todos os meses direto na folha de pagamento. Os servidores podem fazer empréstimos com valor de parcela até 30% do valor do salário líquido – o que significa que os valores liberados podem ser consideravelmente maiores do que os recebimentos mensais.
Para ter acesso ao crédito disponível nessa modalidade, é preciso primeiro cumprir alguns pré-requisitos. A lista inclui os seguintes:
Para realizar o cálculo da margem consignável você precisará saber de quatro fatores: valor do salário líquido, valor do salário bruto, valor das verbas fixas e valor das verbas variáveis (se houver). A fórmula é a seguinte:
Salário líquido = salário bruto + verbas fixas – verbas variáveis
A partir desse valor, calcula-se a margem consignável disponível. Lembrando que o valor da parcela não pode comprometer mais do que 30% do salário líquido. O resultado é o seguinte:
Margem consignável disponível = salário líquido x 30% – valor da soma das parcelas atuais de outros empréstimos consignados
Como o prazo para pagamento é de até 96 parcelas, o que corresponde a oito anos, vale a pena simular múltiplas possibilidades antes de efetivar a contratação. Importante: assim como ocorre em qualquer outro empréstimo consignado, a partir do momento que você quita algumas parcelas o valor da margem livre aumenta. Isso significa que de tempos em tempos você pode renegociar seu contrato ou adquirir um novo empréstimo consignado.
O PB Consignado do Paraná Banco é o único banco que oferece a portabilidade do contrato SIAPE completamente online. Assim, os servidores públicos federais agora podem trazer seu contrato de empréstimo para o PB Consignado sem sair de casa! Podem aproveitar para refinanciar empréstimos com taxas mais atrativas e até mesmo fazer novos contratos se houver margem consignável disponível.
Tudo isso de forma totalmente digital e com a segurança e a agilidade de sempre.
1º passo. Acesse o site do PB Consignado para simular o seu empréstimo e realize o seu cadastro. Após esse passo, acesse o site do Sigepe e autorize o PB Consignado a ver sua margem. Dessa forma, faremos uma oferta personalizada para você.
2º passo. No site do Sigepe, acesse sua conta digitando o número do CPF e sua senha no portal.
3º passo. Clique em Sigepe Servidor e Pensionista.
4º passo. Clique na opção Consignações. Na nova tela, escolha Gerar autorização de Consignatária.
5º passo. Escolha a opção Facultativo 30% – Novo contrato e renovação (Empréstimo). Em seguida, localize Paraná Banco S/A na lista.
6º passo. Você receberá um código por e-mail. Basta utilizar esse número no site do Sigepe e pronto: a autorização foi concluída.
Após autorizar, aguarde. O PB Consignado enviará uma mensagem por WhatsApp ou por SMS com a sua oferta de empréstimo. Com a autorização concluída você pode dar sequência ao pedido de empréstimo.
7º passo. Caso tenha margem para novos empréstimos, você receberá por SMS um link que contém a sua oferta. Acesse o link e veja o valor disponível. Se ele estiver de acordo com a sua necessidade, basta concluir o cadastro.
Com essa etapa concluída, será preciso fazer uma última autorização no Sigepe. Ela permite que o PB Consignado faça o depósito na sua conta.
8º passo. No site do Sigepe, acesse sua conta digitando o número do CPF e sua senha no portal.
9º passo. Clique em Sigepe Servidor e Pensionista.
10º passo. Clique na opção Consignações. Na nova tela, escolha Anuência de contrato.
11º passo. Localize a linha em que o Paraná Banco S/A é mencionado e clique em Detalhar.
12º passo. Serão exibidos todos os dados do contrato. Clique em Dar anuência e, depois, em Confirmar.
Para mais informações, acesse PB Consignado e escolha a opção “Servidor Federal”. Se tiver alguma dificuldade no processo de contratação online, conte com a gente para ajudar você a qualquer momento. E com o PB Consignado, você pode fazer tudo isso online. E caso não tenha margem, não tem problema, você também poderá fazer a portabilidade.