O empréstimo consignado é a modalidade de crédito com os juros mais baixos do Brasil, além de ser seguro e rápido. No entanto, durante o processo de solicitação, em alguns casos o consignado não consegue a averbação por diversos motivos, impossibilitando a contratação.
Quer entender o que é averbação do empréstimo consignado, quanto tempo esse processo demora e os motivos de não ter o consignado averbado? É só continuar esta leitura conosco!
A principal característica do empréstimo consignado é o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento de quem contrata. Com isso, a instituição financeira pode oferecer melhores condições, já que a chance de inadimplência é muito mais baixa.
Entretanto, quando você solicita um consignado, durante o processo de aprovação, em que o banco ou instituição faz uma análise para verificar se vai liberar o dinheiro, uma das etapas exige que a entidade à qual você está vinculado, recebendo benefício ou salário, aceite o desconto direto na sua folha. A isso damos nome de averbação do empréstimo consignado.
Portanto, se você está aguardando a aprovação do seu contrato e recebeu a mensagem de “aguardando averbação”, não se preocupe, pois é um processo normal.
Se você é segurado do INSS, é esse órgão quem vai aprovar a averbação para o seu consignado ser descontado do pagamento da sua aposentadoria, pensão ou outro benefício.
Já se é servidor público federal (SIAPE), quem averba o consignado é o Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE) do governo federal, aprovando que as parcelas sejam descontadas do holerite do servidor, assim como o empregador privado é o responsável pela averbação para trabalhadores da rede privada.
Portanto, quem paga o seu benefício ou salário será sempre o responsável por aceitar ou não o desconto em folha para você ter seu consignado averbado.
O tempo para averbação do seu consignado pode variar um pouco de instituição para instituição, além de depender da resposta do órgão que paga o seu benefício ou salário.
Mas a boa notícia é que, com a ajuda da tecnologia, hoje em dia a averbação costuma ser bem rápida e, em geral, a aprovação ou não é liberada em até 24 horas.
Em casos específicos, como no período de maciça do INSS, a averbação pode ser um pouco mais demorada, pois o instituto precisa pausar certas atividades por alguns dias para dar prioridade à análise mensal do pagamento dos segurados.
Assim, se você recebe aposentadoria, pensão ou outro benefício do INSS e precisa de aprovação rápida para seu consignado, lembre-se de fazer a solicitação fora do período de maciça.
Os principais motivos que podem impedir a averbação do seu consignado são a divergência de informações fornecidas para a instituição financeira e a margem consignável insuficiente.
Para evitar que isso aconteça, verifique muito bem os seus dados antes de enviar a solicitação para a instituição financeira, preenchendo e anexando corretamente todos as informações e documentos solicitados.
Além disso, procure saber se ainda tem margem consignável disponível, pois, caso você já tenha outros consignados ativos, a sua margem pode estar comprometida.
Se você não teve seu consignado averbado por esses motivos, não precisa desistir da contratação, pois é possível rever e atualizar as informações – e também há maneiras de liberar a sua margem, fazendo um refinanciamento ou portabilidade dos contratos ativos, por exemplo.
Após a averbação do seu consignado, a liberação do depósito em sua conta costuma ser bastante rápido e o dinheiro deve cair em algumas horas. Entretanto, isso pode variar conforme a instituição financeira.
Caso haja demora, você pode entrar em contato com a instituição para verificar o motivo e em quanto tempo o valor estará disponível.
Aqui, no PB Consignado, todo o processo de solicitação, averbação, aprovação e liberação do seu empréstimo consignado é superágil e seguro. E você ainda conta com os menores juros do país e possibilidade de parcelar em até 96 vezes.
Ficou interessado? Então faça agora mesmo uma simulação em nosso site!