Um dos alvos mais clássicos para fraudes é o cartão de crédito. Afinal, caso consiga acesso ao cartão, o criminoso consegue utilizar todo o limite rapidamente.
Confira no post como proteger o cartão de crédito e evitar ter o seu clonado.
Seja online ou em loja física, escolha bem os estabelecimentos em que fará as suas compras.
Para compras físicas, evite usar o seu cartão em barracas ou com vendedores ambulantes e busque lojas que emitam nota fiscal – assim, a chance de a maquininha do cartão estar adulterada e clonar o seu é bem menor.
Já para lojas virtuais, as principais dicas são:
Sabemos que emprestar o cartão de crédito para amigos e familiares é algo que acontece com frequência, mas evite compartilhar as informações do seu cartão – especialmente via aplicativos de mensagens, como WhatsApp, ou mesmo por e-mail.
Você nunca sabe se a pessoa para quem você mandou a mensagem com os dados – ou até mesmo você – pode ter o celular clonado e, com isso, as informações do cartão estarão lá, de bandeja para o criminoso.
Além disso, caso faça compras na internet com frequência, não salve o número do cartão no navegador.
Sabemos que é tentador economizar o tempo de digitar essas informações todas as vezes, mas, caso seus dados estejam cadastrados no preenchimento automático e alguém consiga acessar o seu computador ou celular, também terá acesso fácil ao cartão de crédito.
Ainda falando de internet, dê preferência a utilizar o cartão virtual quando fizer compras online.
Isso porque, caso você tiver algum problema com uma compra, é só bloquear o cartão virtual e gerar um novo, sem que o cartão físico seja comprometido e você tenha que esperar a emissão e envio de um novo.
Hoje em dia, grande parte das instituições financeiras oferecem essa modalidade, então lembre-se de utilizá-la nas compras online.
Tenha o hábito de conferir com frequência a fatura enviada pela emissora do seu cartão de crédito, do início ao fim, e cheque se há alguma inconsistência que deva ser reportada.
Uma opção para ir conferindo todas as transações na hora em que acontecem é ativar as notificações push no seu celular ou recebê-las via SMS – assim, a cada compra você recebe um aviso e, caso seja informado de algo que não reconheça, já pode entrar em contato com o cartão de crédito na mesma hora.
Em transações com o cartão físico, sempre confira o valor na maquininha antes de colocar a sua senha – isso porque, caso tenha colocado a senha, a instituição financeira entende isso como a sua autorização da transação, e dificulta o processo para recorrer caso o valor tenha sido errado.
Assim, olhe com atenção e garanta que o valor na maquininha é o valor exato do produto ou serviço sendo adquirido, para evitar transtornos e dores de cabeça futuras.
Tomar cuidado e proteger o cartão de crédito é essencial – por ser alvo constante dos criminosos, é necessário que os usuários tenham a atenção triplicada quando forem usá-lo e apliquem as dicas deste post.
Aqui, no PB Consignado, prezamos a sua segurança e a do seu patrimônio também. Por isso, continue acompanhando o blog e confira mais dicas de segurança!