Quando você tem um contrato ativo de empréstimo consignado e solicita o refinanciamento ou a portabilidade, pode ser que isso gere um cenário em que o reembolso de algum valor seja possível.
Quer entender melhor sobre o assunto? Continue acompanhando e fique por dentro!
O reembolso é realizado quando o PB Consignado desconta indevidamente do cliente o pagamento de uma parcela de seu empréstimo ativo.
Isso pode acontecer em casos em que o contrato passou por refinanciamento ou portabilidade, uma vez que esses dois processos costumam alterar tanto valores como prazos de pagamento.
Assim, após a solicitação do cliente, a instituição financeira precisa readequar o contrato, no caso de refinanciamento, ou alocar o novo contrato, no caso de portabilidade, dentro de seu fluxo de operações.
De maneira geral, esse procedimento é padrão e realizado sem percalços. No entanto, caso haja algum imprevisto, como o desconto indevido de alguma parcela, a opção de reembolso existe para não deixar o cliente no prejuízo.
No PB Consignado, a área de Conciliação faz reembolsos antecipados para todos os contratos que foram liquidados até a data limite de averbação. A averbação é uma reserva que a instituição financeira faz, em nome dela, do valor mensal das parcelas dos contratos de empréstimos consignados.
Assim, em casos de refinanciamentos ou portabilidade, a área responsável faz o reembolso automaticamente do que tivesse sido averbado.
No entanto, caso ocorra algum desconto indevido, o reembolso será feito a partir do dia 12 de cada mês, também de maneira automática.
Isso porque, no PB Consignado, analisamos periodicamente se há alguma cobrança indevida e, caso seja identificada, é imediatamente direcionada para o reembolso, sem a necessidade de que o cliente abra um chamado.
O prazo final para o crédito do reembolso, caso o cliente seja elegível, é:
O procedimento do PB Consignado é analisar mensalmente se há algum caso de desconto indevido de parcelas nos contratos de nossos clientes e, por isso, o reembolso deve acontecer de maneira automática, respeitando os prazos mencionados anteriormente.
Caso você identifique que deve receber um reembolso, mas ainda não o tenha recebido dentro do prazo, é necessário entrar em contato conosco através de nossos canais oficiais e informar o ocorrido. Seu problema será direcionado ao nosso time de Análise Crítica e Reembolso e o prazo para análise é de 5 dias úteis.
Você pode falar conosco pelo SAC (0800 645 6090), SAC deficiente auditivo (0800 645 6091), indo até uma de nossas lojas ou pelo site ou aplicativo, na seção “Precisa de ajuda?”. O horário de atendimento do SAC por telefone é das 7h às 21h.
É muito simples identificar um desconto indevido no seu contrato de empréstimo consignado: basta acompanhar seu Hiscon (Histórico de Consignações), caso seja beneficiário do INSS, ou o Extrato de Consignação, caso seja servidor público ou militar.
O Hiscon funciona como um extrato dos contratos ativos de consignado dos beneficiários do INSS e, por isso, é fundamental acompanhá-lo com frequência.
Nele, você pode consultar:
É por meio do Hiscon que você consegue acompanhar quais descontos estão sendo realizados mensalmente e, assim, perceber caso haja alguma cobrança indevida que te dá direito ao reembolso.
Além disso, consultar o Hiscon constantemente ainda te auxilia a ter maior controle financeiro e, dessa forma, evitar dívidas e golpes.
O Hiscon pode ser obtido no Meu INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo (disponível para smartphones com Android ou iOS). Confira o passo a passo:
O Extrato de Consignação reúne informações importantes sobre os contratos ativos de empréstimos consignados dos servidores federais – assim, não deixe de acompanhá-lo com frequência.
Nele, você pode consultar:
É por meio desse documento que você acompanha quais descontos estão sendo feitos mensalmente e, dessa maneira, consegue identificar caso haja alguma cobrança incorreta e que te dá direito ao reembolso.
Além do mais, consultar o Extrato de Consignação constantemente ainda auxilia o beneficiário a ter maior controle financeiro e, assim, evitar dívidas e golpes.
O Extrato de Consignação pode ser obtido pelo Portal do Servidor.
Para servidores federais, o acesso é atrelado ao sistema gov.br e feito por aqui.
Já os servidores estaduais e municipais devem acessar o Portal de acordo com o estado a que servem:
Com o PB Consignado, o processo de reembolso é automatizado e bastante simples. Nosso objetivo é sempre trazer tranquilidade aos nossos clientes e auxiliá-los da melhor maneira possível.
Caso esteja precisando de uma mãozinha para se manter no azul, com a gente você encontra opções excelentes com taxas de juros baixíssimas e pagamento em até 96 parcelas, seja para um novo contrato ou para o refinanciamento ou a portabilidade de um consignado já existente.
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