É importante que todo segurado saiba como consultar a situação do benefício do INSS. É por meio dele que é possível compreender os status do processo de solicitação da aposentadoria ou até mesmo saber mais informações sobre outros benefícios previdenciários em vigência.
Todos os anos, o Instituto Nacional da Previdência recebe milhares de pedidos. Quando você deixa de conferir a situação do seu benefício, você acaba possibilitando a demora no recebimento do valor. Além disso, existem casos nos quais o pagamento é indeferido ou o benefício cessado, por diversos motivos. Nesses casos, o segurado precisa recorrer à decisão por meio de causa administrativa ou judicial. Porém, só ficará sabendo dessa situação se verificar.
De modo geral, podemos afirmar que o acesso à consulta do benefício no INSS é um direito do segurado. Para que esse direito seja cumprido, o INSS disponibiliza o acompanhamento pela internet. Para que você saiba melhor como funciona e como ficar atento à situação do benefício, elaboramos este artigo com todos os passos que você precisa saber.
Para auxiliar as pessoas na hora de conferir como anda o benefício, o INSS lançou um site e aplicativo no qual é possível realizar consultas relacionadas às situações do segurado. É possível encontrá-lo pelo nome de “Meu INSS”.
Caso você ainda não possua um cadastro no “Meu INSS, esse é o momento certo para fazê-lo. Isso porque precisamos desse cadastro para seguir com a consulta de benefício seguindo os passos que separamos aqui.
E se você já é cadastrado, você precisa seguir os seguintes passos para acessar:
Feito isso, é só acessar o site e consultar a situação do benefício. Agora, é só acompanhar o pedido sempre que desejar.
Você pode criar um login e senha partindo de duas opções. Abaixo você terá acesso às duas. Vamos lá?
Possibilidade 1
Primeiro, acesse o Meu INSS e selecione o campo descrito como “acompanhar pedido”.
Agora é o momento que você terá que clicar em ENTRAR para iniciar a criação de conta com login e senha.
Você será redimensionado para um aba no qual você terá que informar seu CPF e senha para ter acesso. Aqui, você colocará a mesma utilizada na criação do “Meu INSS”.
Feito isso, é só consultar o benefício em agendamentos/solicitações. Também é possível encontrar a opção situação do benefício.
Possibilidade 2
Nem todos querem realizar o processo de login para verificar a situação do benefício. Neste caso, existe também a opção de verificação sem login e senha. Para acessar, basta entrar direto na opção “Acompanhar Pedido”. Você verá a mesma tela de login e senha e abaixo a opção de serviços sem senha.
É só clicar e preencher os campos de CPF, nome completo e data de nascimento. Assim, você já conseguirá ver o seu cadastro
O resultado do seu benefício pode aparecer na tela das seguintes formas:
Habilitado: essa situação significa que seu pedido foi recebido e registrado no sistema. Mas calma, não confunda com deferido ou concedido. Você terá que aguardar mais um pouco para saber a situação real do benefício.
Deferido/Concedido: aqui, significa que seus documentos foram aceitos e que você recebeu o que solicitou. Agora, o INSS disponibilizará para você a “carta de concessão”. Você pode pegá-la pelo site ou app do INSS mas uma versão também será enviada pelo correio.
Indeferido: em caso de indeferido, significa que seu benefício foi negado. Nesses casos, é muito comum que o segurado entre com ação judicial para recorrer ao pedido. A PB Consignado conta com um artigo que fala justamente sobre pedidos indeferidos e como proceder.
Agora que você já sabe o que é e como consultar a situação do benefício, que tal virar um cliente PB Consignado? Com a gente você encontra uma das taxas mais baixas do mercado e ainda aproveita várias outras vantagens do empréstimo consignado.